mitos e verdades sbre a alimentação

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mitos e verdades sbre a alimentação

Mensagem por Admin em Sex Nov 27, 2015 7:34 pm

. O leite é a maior fonte de cálcio: Mito

O leite não é a maior fonte de cálcio. Os vegetais têm mais cálcio que o leite e é bem mais absorvido. Interessante é o facto de haver mais casos de osteoporose nos países onde há maior consumo de leite. Os vegetais, em relação ao leite, têm ainda a vantagem de não ter colesterol e de possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras.

2. O leite auxilia no sono: Verdade

O leite tem propriedades promotoras do sono. É rico em triptofano (o qual é convertido no organismo em serotonina, que ajuda a adormecer). Mas o leite deve ser sempre desnatado, pois a gordura estimula a actividade digestiva, mantendo-a acordada à noite.
3. Beber sumos de frutas é melhor para a saúde: Mito

Os sumos de fruta não têm a fibra para inibir a absorção da frutose e evitar assim a elevação súbita da glicemia.

4. Os adoçantes são melhor para a saúde: Mito

Os adoçantes artificiais provocam danos lentos e silenciosos no sistema nervoso central, além de aumentarem a vontade de comer doces, elevando assim a glicemia. Podem provocar espasmos musculares, estado confusional, cefaleias, queda de cabelo e fibromialgia.

5. Os óleos têm muito colesterol: Mito

Os óleos têm origem vegetal e portanto não têm colesterol. O colesterol é sintetizado pelos seres animais e não está presente em nenhum produto de origem vegetal.

6. Alguns sintomas ajudam a perceber que o colesterol está elevado: Mito

O organismo não dá sinais de que o colesterol está elevado. Só quando já está com as artérias obstruídas é que surge o enfarte e o AVC.

7. O colesterol não é benéfico para o organismo: Mito

O colesterol é uma molécula natural do corpo humano e é essencial para a formação das membranas celulares e para a síntese hormonal.

8. O ovo tem muito colesterol: Mito

O ovo tem apenas 213 mg de colesterol/unidade, mas grande parte não é absorvido. A lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, o ovo possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro (formação de novos neurónios e capacidade cognitiva).
4. Cafeína pode elevar a glicemia. Verdade

A cafeína pode diminuir a sensibilidade à insulina, aumentando os níveis glicémicos, principalmente nos diabéticos.
1 - Quando estamos acompanhados comemos mais - VERDADE

Se estivermos na companhia de outra pessoa à mesa, comemos 35% mais do que normalmente comeríamos se estivéssemos sozinhos.

Se estivermos com um grupo com mais de 5 pessoas, esse valor duplica.

Conselho - Comece a comer em último, adapte o seu ritmo ao da pessoa que come mais devagar na mesa, deixe sempre alguma comida no prato.

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